PE da Lapa Grande
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
272
Espécies com foto:
270
Espécies com som:
107
Total de registros:
4803
Total de fotos:
4506
Total de sons:
297

primeiros registros fotográficos

joão-corta-pau
Alex Sezko
pato-do-mato
Warley Miranda
caboclinho
Maurício Rodrigues
guaracava-de-barriga-amarela
Clarisse Odebrecht
falcão-caburé
Daniel Dias

primeiros registros sonoros

encontro
Luiz Moura
papa-moscas-cinzento
Fernando Pacheco
caneleiro-verde
Fernando Pacheco
saíra-de-papo-preto
Fernando Pacheco
Áreas de Observação

Parque Estadual da Lapa Grande

O Parque Estadual da Lapa Grande é administrado pelo instituto Estadual de Floresta-IEF sobre responsabilidade da coordenadoria de áreas protegidas do Escritório Regional Norte, é uma unidade de conservação integral criada em 10/01/2006, que tem como objetivos, proteger e conservar o complexo de grutas e os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de montes claros MG.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura e trilhas

O Parque conta com uma infra-estrutura para o visitante com portaria, estacionamento, centro de visitantes, banheiros, bebedouro, área para lanche. Temos trilha para atividade de ciclismo com percurso de 14 km e trilhas para caminha ecológica que são elas:

Lapa Grande Considerada uma das maiores cavernas do estado, possui 2,2 km. Foi utilizada para mineração de salitre, criação de gado e local de passeio de famílias. A trilha da caverna que dá nome ao parque tem 430 metros, ida e volta.

Boqueirão da Nascente Abriga em seu interior o rio da Lapa Grande, possui várias formações características do solo cárstico da região como sumidouro, ressurgência e espeleotemas. A trilha, realizada margeando o rio, tem 590 metros, trilha perfeita para avistar os principais tipos de florestas que temos no parque.

Lapa Pintada Em formato de anfiteatro o local abriga pinturas rupestres e outros vestígios arqueológicos datados de mais de 8 mil anos. A trilha tem 3644 metros , ida e volta, onde avistamos maciços calcários que abrigam uma variedade de espécies da nossa flora como cactos e bromélias.

Ponte de Pedra Formação rochosa em forma de arco, usada como ponte por tropeiros e viajantes, com seus cavalos e carros. A trilha tem 5020 metros, ida e volta, é realizada ao longo de parte do rio da Lapa Grande, atravessa rios e estrada.

Observação da vida silvestre A atividade de observação de vida silvestre poderá ocorrer nas seguintes trilhas: I Trilha da Lapa Grande. II Trilha do Boqueirão da Nascente. III Trilha da Lapa Pintada. IV – Trilha da Ponte de Pedra. V – Locais previamente acordados com a gerência.

obs Todas as trilhas são acompanhadas pelos Guarda Parques, o parque não tem sinal de telefonia móvel.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências